RJ

Clip com imagens de eventos

realizados entre 2012 e 2013

 Amaerj apoia Diretas Já no Poder Judiciário

A “Diretas Já” visa reforçar a importância da aprovação de duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que dispõem sobre a participação de juízes no processo de escolha de seus representantes, as PECs 15/2012, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e 187/2012, do deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT).

Segundo o presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, “nenhum impedimento se mostra razoável, diante de uma interpretação constitucional e legal alinhada com os princípios reitores da república brasileira, para afastar os juízes do processo de escolha dos órgãos de direção dos Tribunais”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Amaerj

 

                                         Assista ao vídeo do lançamento da campanha.

 

A Amaerj e a AMB lançaram, em 24 de setembro de 2012, a campanha "Diretas Já no Poder Judiciário".O objetivo da ação é democratizar o processo eleitoral para os cargos diretivos dos Tribunais de Justiça de todo o País, nas instâncias Estadual, Federal e do Trabalho. Lançada nacionalmente pela AMB em junho, em Cuiabá (MT), a campanha chegou ao Rio através do apoio da Amaerj, que vem lutando pela democratização eleitoral no Judiciário, ao defender a escolha direta dos presidentes e vice-presidentes dos Tribunais por todos os magistrados vitalícios que compõem a corte.

Amaerj promove encontro entre Judiciário e Legislativo 

A Amaerj abriu suas portas, no dia 6 de setembro, para um diálogo entre o Judiciário e o Legislativo. O tema do encontro, que fez parte do Ciclo de Debates Institucionais da Associação, foi a Proposta de Emenda Constitucional Nº08/2012, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), juntamente com o senador Suplicy, conversaram com o presidente, Cláudio dell’Orto, e os associados da Amaerj, sobre a importância da Proposta que visa a democratização do Judiciário.

 

 

                                                                                           Assista.                     

 

 AMAERJ realizou nova mobilização em apoio à eleição direta no Judiciário

Com o auditório lotado, a Amaerj realizou no dia 29/04/13, uma mobilização em prol das eleições diretas nos tribunais.

A Amaerj pretende que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) adote eleições diretas, com participação de todos os juízes vitalícios, por simples mudança no Regimento Interno.

A iniciativa tem o apoio do Movimento Unidade e Valorização da Magistratura, composto pelas associações de magistrados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, Maranhão, Sergipe, Piauí, Alagoas e Ceará, entre outras.

 

A mesa foi composta pelos representantes das Associações do Rio de Janeiro, Cláudio dell’Orto; do Maranhão, Gervásio Santos; do Rio Grande do Sul, João Ricardo dos Santos Costa, e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Walter Pereira.

 

Na ocasião o abaixo-assinado, que foi idealizado no grupo do Facebook "Magistratura do Rio", foi apresentado. 

 

 

 

 Presidente da AMAERJ participa da Audiência Pública realizada pelo CNJ

Publicado pelo CNJ em 20/02/2014

 

 

Democratizar a gestão, criar mais mecanismos de transparência e redistribuir de maneira equitativa cargos e funções comissionadas foram algumas das principais reivindicações apresentadas pelos participantes da audiência pública promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na segunda-feira (17/2), em Brasília/DF, para debater mudanças necessárias para a melhoria da primeira instância da Justiça.

 

 

Assista a manifestação do Juiz Rossidélio Lopes da Fonte, presidente da AMAERJ.

    Rede Jurídica TV

Justiça & Cidadania na Web